Blogger Backgrounds

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ursos invadem mansões de Aspen e deixam moradores em pânico
Uma série de ataques a residências milionárias tem apavorado os moradores de Aspen, no Colorado. Embora pareça um caso comum de violência, os criminosos não se encaixam no perfil habitual. Eles pesam cerca de 250 kg, são peludos, andam sobre quatro patas e quando confrontados rosnam. Os "ladrões" são ursos famintos que precisam de cerca de 20 mil calorias para matar a fome por dia.
Nesta época, os ursos que vivem na região costumam ficar até 20 horas diárias comendo e, normalmente, fazem isto na selva, mas a escassez de alimentos os levaram a invadir as residências de Aspen. Segundo a versão online do jornal The Times, em agosto deste ano, cerca de 200 pessoas afirmaram de avistado ursos na região, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados apenas 16 casos.
O aparato de segurança que costuma proteger as mansões da região turística não está sendo suficientes para conter os animais. Uma residência avaliada em US$ 27,5 milhões foi invadida por um urso interessado apenas no que estava na geladeira. Outros animais foram vistos vagando próximo a butiques da cidade, tentado entrar no teleférico e até explorando as pistas de esqui.
Em um caso mais grave, um morador precisou ser hospitalizado depois que foi golpeado na cabeça pela pata de um urso que invadiu sua casa. As autoridades estão tentando conter os animais com armadilhas gigantes as quais eles são atraídos com comida. Depois de capturados, a maioria é morta.
Randy Hampton, porta-voz da Division of Wildlife, disse ao Times que, se estiverem preocupadas em salvar a vida dos animais, as pessoas não podem incentivá-los as conviver com seres humanos, tirando fotografias, por exemplo. As autoridades locais divulgaram também algumas orientações para o caso de encontrar um urso pelo caminho. Usar um spray de pimenta e se manter deitado em posição fetal até que ele se afaste estão entre elas.

0 comentários: